sábado, 9 de fevereiro de 2013

Adeus aos jovens de Santa Maria




Lamentavelmente iniciamos o ano de luto, o nosso país amanheceu banhado de tristeza. Centenas de pais e mães choram a morte de seus filhos, jovens estudantes que saíram de casa para se divertirem, terminaram encontrando a morte.
Um pouco do futuro do nosso país partiram com esses jovens, futuros médicos, advogados, psicólogos, veterinários, agrônomo, biólogos, etc.
Nessa noite, infelizmente tudo estava contra esses jovens depois que a desgraça estava feita, eram extintores que não funcionavam, portas que se fechavam e ainda para piorar correria sobre labirintos escuros cobertos de fumaça química, sorte daqueles que em meio à agonia da morte encontraram o caminho da porta que dava para rua, outros se perderam no labirinto sem saída levando-os a morte certa.
Olha que a tragédia poderia ser pior! Sim, imagine se toda a boate fosse revestida com a tal espuma assassina, as mortes, com certeza seriam em massa. O que me deixa revoltada e até mesmo indignada é porque as autoridades esperam primeiro acontecer uma tragédia dessa proporção para sair fechando casas de shows e teatros, que obviamente estavam trabalhando irregulares, sinal que a fiscalização não estava fazendo direito o seu trabalho.
Todos os anos morrem milhares de pessoas por conta do descaso das autoridades. Vidas humanas não é prioridade na gestão desses senhores. Infelizmente, depois dos mortos enterrados, pro resto do mundo o caso fica esquecido, quem padece mesmo são os entes queridos das vítimas.
No ano passado, no início de 2012 foi a enchente que matou centenas de pessoas no Rio de janeiro e até com um número maior de vítimas fatais que esse último, nesse ano não foi diferente, a tragédia volta a se repetir.
No ano de 2013 foi a vez do fogo que matou centenas de jovens em uma boate enquanto assistiam um show com efeitos pirotécnico, tudo isso por conta da irresponsabilidades das autoridades que trabalham em cima de tragédias e não com a prevenção.
Até quando as autoridades vão brincar com vidas humanas?
A prevenção evitaria muitas catástrofes, salvaria muitas vidas, pra isso é preciso trabalhar com profissionais sérios e honestos. Onde já se viu arriscar vidas humanas como se essas não valessem nada!
A irresponsabilidade desses empresários chega a ser desumana, juntar milhares de jovens em um ambiente de risco visando apenas o próprio lucro. Quantos sonhos juvenis destruídos, quantos pais e mães que padecem.
Infelizmente, depois que a tragédia foi feita pouco se pode fazer, apenas lamentar e chorar a perda dos entes queridos e a certeza que terão que aprender a conviver com essa dor e a saudade massacrando-lhe, rasgando o peito enquanto esses viverem.
Já estou até vendo o desfecho desses crimes, mais tarde os responsáveis por essa matança vão receber a sentença do juiz, de culpados sem a intenção de matar, será mesmo? Então um ser que põem milhares de vidas humanas em risco visando apenas o lucro do biometal, esse sujeito não tem mente assassina?
Então, quem teve intenção de matar, foi o vocalista do grupo que deu início ao incêndio, sendo que esse foi apenas um instrumento para o ocorrido, ou então foram os empresários gananciosos? Ou foi as autoridades locais que fecharam os olhos para as irregularidades da boate Kiss?
Centenas de pais e mães que perderam seus filhos na tragédia de Santa Maria exigem e merecem saber, embora cientes que independente do resultado da investigação não terá a vida de seus filhos de volta, mas ficará o alerta para salvar outras vidas, os outros jovens que vão à balada se divertirem.
Claro, que não podemos deixar de agradecer os bombeiros, soldados, voluntários e os valorosos heróis civis dessa história que colocaram a alma e o coração e até mesmo a própria vida para salvar os amigos.
Esses anjos sem asas, com certeza ganharam um bônus a mais do nosso querido Deus!


Dilma Lourenço Moreira

2 comentários:

  1. Dilma!
    Faço minhas as suas palavras.
    Nós não devemos nos calar.
    Temos instrumentos como este para exigir mudanças e providências.
    Façamos a nossa parte.
    Não podemos nos acostumar com a impunidade deste país!
    Quantos "mártires", como você mesmo diz, terão que sacrificar suas vidas para que algo seja feito?
    Estou com você!
    Grande abraço.
    Kátia

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger