sábado, 24 de novembro de 2012

Feriado em família



Vovó Ana e o vovô José entram no quarto das crianças e se deparam em uma verdadeira guerra de travesseiros, almofadas e bichos de pelúcia voando pelo quarto feito bala de canhão.  Mariana tem 9 anos e Enrique 7 e os dois estavam  engalfinhados, parecia que queriam arrancar a pele um do outro.
__ O que está acontecendo aqui, crianças? Por que toda essa briga? Pergunta vovó, assustada.
__ Foi o Enrique que começou vovó, peguei ele em flagra roubando minhas balas e ainda disse que o dia de hoje é em minha homenagem, falou que eu tenho a consciência negra!
Mariana segurando o irmão pelos cabelos gritava alucinada:
__ Retira agora o que disse seu pestinha ou faço você engolir essa almofada!
O vô José entra na conversa.
__ O que??? Do que você a chamou? Consciência negra!!! Por quê?
__ Porque a Mariana, vô, é mesquinha, ela  esconde balas e biscoitos nesse pote pra comer tudo sozinha.
 __ Há, se é assim conta comigo meu neto, me dá uma almofada dessas, vamos acabar com ela!
Vô José se juntou ao Enrique malhando Mariana com travesseiros e almofadas.
__ Calma ai vô, assim eu fico em desvantagem! Reclama a menina chorosa.
O meu avô José é muito legal e brincalhão, de tudo ele fazia uma piada fazendo a gente rir, diferente da vovó Ana, a adoramos, porém tem um comportamento mais sério e compenetrado, ficava brava com o vô José quando ele brincava com assuntos sérios.
__ Vamos já parar com essa brincadeira! Diz vovó Ana, arrancando os travesseiros e almofadas de nossas mãos.
__ O preconceito racial é muito sério, meus netos!
__ Mas o que eu falei de errado vó! Defende-se Enrique fazendo cara de santo.
__ Senta aqui meu neto, você sabe o significado do feriado de hoje?
Enrique olha para Mariana com cara de bravo.
__ Consciência negra é quem tem a mente culpada!
O vô José cai na gargalhada.
__ Não deixa de ser, quem trata as pessoas com preconceito realmente tem a consciência muito culpada! KKKKKKK, eu adoro esse meu neto!
Vovó Ana tendo Enrique sentado em seu colo passou a explicar a importância daquele feriado que tem o significado de conscientizar a humanidade, que não deve existir diferença racial e social econômica entre os homens.
__ O dia nacional da consciência negra meus netos, é marcado pela luta contra o preconceito racial, não só do negro, mas do amarelo, do branco e do vermelho também, se não fosse assim seria considerado uma comemoração racista, porque na verdade o maior foco do preconceito está nas diferenças econômica das classes perante a sociedade e em minha opinião hoje em dia isso indefere da cor de pele!
Mariana animada entra no assunto:
A minha professora disse que o dia da consciência negra é uma homenagem a um herói do quilombo dos palmares, ele se chamava zumbi, esse líder revolucionário foi assassinado no dia 20 de novembro.
__ É muito justo essa homenagem, afinal os negros foram os mais que sofreram descriminação racial, mas também não foram os únicos a padecerem desse mal, alemães, portugueses, japoneses todos carregam uma cota de dor por conta do preconceito, o negro tem mesmo é que se conscientizar do valor do seu povo e se orgulhar dos feitos heróicos de seus antepassados, porque muitas vezes o preconceito esta dentro de nós mesmo por não nos aceitar gerando baixa estima, abrindo espaço pros outros nos rebaixarem. O negro não tem nada do que se envergonhar, os seus antepassados foram vítimas da sociedade, por homens arcaicos e ignorantes no século passado, esses se achavam superiores aos negros por simplesmente terem nascido com pele branca. Os negros foram humilhados, inferiorizados, porém lutaram buscando a igualdade que tinham por direito e venceram, mostrando ter o seu valor. O negro, em minha opinião não precisa de cota estudantil, porque não se mede a capacidade de um homem pela cor de sua pele e sim por sua inteligência. Se o homem de hoje ainda desperdiça seu tempo diminuindo o próximo por conta da sua cor de pele ou por conta da condição social, esse sim que é um ser inferior digno de pena.
O negro de hoje não perde para nenhuma outra raça, temos negros capazes e brilhantes por todo globo, se também ainda não tivemos um presidente da republica negro, é porque os que temos aqui são tão famosos que por lei são proibidos a sua candidatura, por esses serem considerados um rei em seu país, portanto a diferença racial contra negros ficou no passado, o negro hoje está em alta, só tem motivos para comemorar e se orgulhar, se o preconceito racial ainda persiste é apenas na cabeça de seres muito tacanhos e mesquinhos, as vítimas desse tipo de gente não deve se deixar intimidar, lute também pelos seus direitos e mostre o seu valor. 

                       Dilma Lourenço Moreira 


2 comentários:

  1. Esta sim e uma homenagem a consciência negra!
    Parabéns amigo pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida , bom dia . Tudo bem com você ?? Espero que sim!!
    Penso que o maior preconceito advém dos próprios negros que ainda estão atrelados ao passado e, carregam esse complexo de inferioridade e que ganha imensa força quando alguém os trata com preconceito. As pessoas da raça negra deveriam não dar importância a isso e consequentemente esse tipo de "ataque" , certamente, diminuiria bastante, mas eles mesmo dão força pra isso quando se revoltam. Sou branco ,quase vermelho rsrs e sou meio surdo também, sou alvo de piadas constantes , mas não me importo, faço disso um motivo pra rirmos, não devemos levar a vida tão a sério!! Um abraço , Luciano!!

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger