sábado, 20 de outubro de 2012

Como vai você?




Esse é um cumprimento comum de duas almas que se esbarram casualmente pela estrada da vida.
Como vai você? Quem pergunta quer saber, quem responde muitas vezes oculta o que se passa realmente em seu íntimo, por orgulho de expor os seus problemas ou vergonha, responde mecanicamente sentindo o olhar pedido na dor. Eu estou bem!
Não faça isso com você mesmo, caro amigo (a), não perca a oportunidade e seja sincero com você mesmo e responda o que vai à sua alma aproveitando para aliviar a dor que lhe corroe, a tristeza que lhe consome. Se o amigo se interessou em saber como vai você, abra seu coração sem pudor, ponha pra fora a morte que lhe avizinha, que é esse sentimento de agonia que você não sabe de onde veio, mas insiste em se estalar em seu peito, não deixe vingar esse mal que cresce dentro do teu ser, desabafe, alivie o seu coração e fale realmente como vai você, ponha logo a dor pra fora, ponha pra correr, solte o verbo, livre-se do peso da agonia, porque essa  tristeza, essa dor que surge em seu íntimo aparentemente até sem motivo tem um nome, se chama depressão, é uma doença que lhe rouba o ânimo de viver e você caro amigo (a) tem que ser forte pra lutar contra esse mal, guerrear contra essa tristeza profunda que sai rasgando suas entranhas, é uma  dor  agonizante que se apodera do  corpo e da alma com o finco de dominar o seu ser, até transparecer que a sua vida não vale nada.
Caro amigo (a) tenha muito cuidado com esses tipos de sentimentos, tristeza, amargura. Baixa estima é um dos indícios que te leva à depressão e se você der espaço esse mal faz moradia com o intuito de fincar raízes, levando muitas vezes, sem exagero algum, infelizmente isso é um fato, levando a vítima ao suicídio.
 Os sintomas dessa doença chegam de mansinho  tem dia que você se sente triste, sem ânimo até mesmo para se levantar da cama, sentindo um vazio no peito e ao mesmo tempo um peso no corpo, como se os seus pés estivessem presos com mil correntes, tudo a sua volta é sem graça, sem sabor, sem ânimo, acha que sua vida não tem sentido. Esse negócio de dizer que depressão é coisa de quem não tem o que fazer é pura ignorância, depressão é um sentimento de tristeza tão violento que se a pessoa não for forte essa é arrebatada aos escombros da morte, do suicídio, o que é uma pena, quem desiste da vida foi sucumbida à dor, ao desespero.
Aos desertores dessa luta fica aqui o meu pesar, digo isso de alma sangrando, a poucas horas do dia de hoje recebi a notícia que uma ex-vizinha minha ateou fogo no próprio corpo, segundo comentários de familiares, essa amiga vinha sofrendo com fortes índices depressivos, agora imagine o desespero dessa pobre amiga pra chegar a esse ato tresloucado, me lembro que na época que eu era sua vizinha volte e meia conversávamos enquanto vigiávamos nossos filhos brincando na calçada, essa estava sempre se queixando de sua magreza, dizia não gostar do seu corpo, sua baixa estima era gritante, mas daí a chegar a esse extremo foi um choque pra todos seus amigos, só nos restando rogar a Deus, que tenha misericórdia pela sua alma, por isso fica aqui o meu apelo!
Uma pessoa em estado depressivo é um ser frágil que necessita de certa atenção especial, tratamento médico acompanhado por medicação, apoio psicológico, pois qualquer acontecimento na visão de uma pessoa que está depressiva tem uma proporção bem maior, levando esse a perder o equilíbrio com fins muitas vezes fatais, portanto se na família tem alguém com esses sintomas precisam ficar atentos, tristeza profunda, vive isolada e se quando em crise diz que vai se matar acredite! Esse negócio de dizer que quem quer se matar não avisa, é insensibilidade, é cruel!
Depressão pode acontecer a qualquer um, perda de entes queridos, desempregos, desgosto em família ou às vezes aparentemente sem motivo algum, apenas uma forte apatia na alma. E até mesmo para aquelas pessoas mais otimistas se ele não tiver fé no ser supremo que tudo rege a sua volta, termina por sucumbir a essa tristeza mórbida que se chama depressão.
Portanto caro amigo (a), lute contra esse mal que teima em te vencer, espante a tristeza, ponha ela pra correr, problemas, todos nós temos, acabando com a própria vida não pense que vai resolver, a morte acontece apenas no corpo físico, enquanto que o teu espírito que é eterno vai continuar vivo, vagando sem rumo a sofrer em dobro.
 Está depressivo (a)? Tendo pensamentos alto derrotistas, pare e escute os seus pensamentos! Veja, esse não é você!
 Eleve seus pensamentos a Deus, faça uma oração, rogue aos céus que a ajuda virá, vigie seus pensamentos guiando-os por rumos alegres e festivos atraindo para o seu lado espíritos com semelhanças de pensamentos, formando assim uma couraça, uma rede de proteção ao seu redor.
E se mesmo assim a tristeza insiste em te ganhar? Não se acanhe, procure ajuda, faça um tratamento médico, como diz o velho ditado, se ajude que os céus te ajudarão, faça uma viagem, ouça músicas alegres, deixe a luz entrar em sua alma, lute pra resolver os seus problemas sem sucumbir ao desespero, seja um vencedor, não permita que um desgosto por mais macabro que seja te transforme em um suicida.
De nada vale a dádiva da vida se você não é merecedor de usufruir, enfrente os obstáculos da vida de frente, esse é a único caminho que leva o homem ao crescimento.
E agora te pergunto caro amigo (a), responda com a sinceridade da alma.
Como vai você?

Dilma Lourenço Moreira



3 comentários:


  1. Realmente as vezes da vontade de falar de soltar a massa, que esta dentro da gente, uma massa tão pesada que você não sabe o seu tamanho! As vezes e melhor carega essa massa so para voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo(a), você tem mais é que soltar o mal que está te corroendo.
      Não deixa de ser uma forma de se libertar dessa angústia, guardar esse mal para si, só vai favorecer a doença. Desabafe, lave sua alma, procure ajuda médica e vá ser feliz.
      Se deixar vencer pelo desespero é um atraso de evolução.
      Abraços,

      Dilma

      Excluir
  2. Vc disse tudo temos que viver o mais intensamente possivel,
    a vida é tão curta sei que todos temos problemas, mas as vezes tantas
    coisas boas e simples acontece em nosso redor e não nós damos conta.
    bjus.
    Tem selinho pra vc no meu blog. Simplesmente Júh.
    http://simplesmentejuhh.blogspot.com.br/2012/10/selinho-que-ganhei.html

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger