sábado, 13 de outubro de 2012

Celeiros de grandes homens




Família é um celeiro iluminado onde se molda o caráter do ser humano, é uma muvuca de sentimentos. Nas horas de conflitos se tem ódio, mas quando esses estão em perigos se esquecem intrigas, as magoas. O amor então ressurge entre tantas contrariedades e você só ouve a voz do coração.
Viver em família é uma mistura de ódio e amor, é um barco que navega em águas mansas e também revoltas, vai depender muito dos sentimentos psicológicos de cada componentes em viagem. O capitão desde barco ou o chefe dessa família tem que ter mãos firmes, sem precisar ter que medir forças com os seus tripulantes e ao mesmo tempo saber impor respeito, fazer valer a sua autoridade, pois depende dele ou dela chefe de família que está à frente desse leme, fazer este barco navegar por águas serenas. Pra isso precisa que esse seja um exemplo de moralidade, para que os que estão a sua volta ou ao seu comando possam ter um guia a seguir.
É no seio do lar entre quatro paredes que se molda o caráter do homem. De modo é natural que aja conflitos, pois não se consegue fazer uma boa omelete sem o rompimento da casca de alguns ovos, toda família tem seus problemas, suas dificuldades, seja de ordem financeira, seja de ordem de saúde e até mesmo a mais ardilosa, que é a de problemas morais.
O capitão deste barco tem que estar sempre alerta enquanto a tropa é formada com marujos, é mais fácil mantê-los em disciplina, mas se esse deixa a guarda aberta volte e meia explode um motim, pois tem sempre um ou outro marujo com tendência a se rebelar, assim também é dentro de um lar, não é fácil para um pai ou responsável manter sua família em harmonia, pois sempre tem um ou outro que tende a quebrar o clima de paz dentro do chamado sagrado lar.
A família é o eixo do ser humano, é no seio da família que o homem cresce e aprende o verdadeiro valor da vida, posso até dizer que família com certeza é o celeiro da formação do ser humano. Tem fases em nossas vidas que achamos até que odiamos a nossa família, porque também aprender, às vezes dói! Não digo no físico e sim no orgulho. Muitas vezes um filho não quer abaixar a cabeça para um pai porque acha que está com a razão, daí começa os conflitos em família, se perdendo precioso tempo por causa de sua rebeldia, até que este filho um dia descobre que se Deus o colocou dentro daquela família era pra que acontecesse o ajuste do seu caráter, pois cada um tem a família que necessita para seu crescimento espiritual. Por exemplo, eu nasci dentro de uma família grande, com pai, mãe e irmãos, as pilastras dessa família, meu pai e minha mãe educou todos nós para nos tornarmos também pais e mães de famílias, ou seja, a raiz se ramificou multiplicou cada componentes dessa família, floriu criando outros seios familiares e não digo que cada ciclo dessas novas famílias que foram se formando ao longo desses anos são perfeitos, porque é no seio da família que o homem recebe as primeiras podas, os primeiros moldes, até que esse se ajuste dentro dos preceitos de Deus, então os conflitos em família as vezes se tornam necessário para que aconteça a união dos laços de afeto e gratidão, um sentimento desconhecido, até então em um espírito arredio que necessita de direção e até mesmo de freios. 
Quando se diz que a família é um celeiro de reconstrução da alma é a pura verdade, a vida gira em torno de famílias que choram, sofrem, mas que no fundo descobrem que se amam, por isso fico triste quando tenho a notícia que certa família foi sucumbida, se renderam ao divórcio porque esses pais desertores mais tarde responderam pelas falhas de suas proles, porque esse pai e essa mãe não foram fortes o suficiente para abraçar aqueles que lhes foi dado como guarda, abandonando-os a própria sorte, salvo aqueles casos que os chefes de família caem em demência e não são dados como exemplos aos pupilos em sua guarda, mesmo porque, qual é o verdadeiro sentido de se formar uma família, se não for amar e ensinar os seus semelhantes a se amarem?
                                                
                        Dilma Lourenço Moreira

4 comentários:

  1. Que postagem especialissima!!!
    É tudo que deveria estar na internet para que todos pudessem refletir o quanto a FAMILIA é importante, principlamente nos dias em que vivemos.
    Deixo aqui meu abraço fraternal.
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário.
      Um bom domingo pra você.
      Abraços

      Excluir
  2. Belíssima postagem!!! Fala tudo o que realmente acontece dentro das famílias e sua importância na construção do ser humano. Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mis Murder, desculpe te responder atrasado.
    Obrigada e volte sempre.

    Bjs.

    Dilma

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger