sexta-feira, 1 de abril de 2011

A lição de dona pata





Hoje é um dia especial para a gatinha Kathúcia.

É o seu primeiro dia de aula, ela está muito ansiosa, está contando os minutos pra chegar a hora de ir para escola.

Seus olhos brilhavam de felicidade admirando os cadernos e os lápis coloridos que ganhou de sua madrinha. Enquanto isso, mamãe gata preparava a lancheira com limonada e biscoitos para a merenda. A gatinha Kathúcia dá uma última olhada no espelho, ajeitando o laço de fita vermelho em sua cabeça.

E lá vai Kathúcia para a escolinha, sendo levada pelas mãos de papai Zico, que todo orgulhoso fez questão de acompanhar sua filhote no seu primeiro dia de aula.

A gatinha Kathúcia não via a hora de entrar pra sala de aula, pois tinha pressa de aprender. Mal chegou à classe e foi logo procurando um lugar bem próximo da professora, pois não queria perder uma só palavrinha da mestra pata Gigí.

__ Muito bem classe, silêncio! Agora eu peço que esqueçam o mundo lá fora e prestem atenção em mim! Pediu a pata Gigí.

A gatinha Kathúcia agitada foi logo perguntando:

__ Professora, qual é o ser mais inteligente do mundo?

O girino João levantou a mão e disse:

__ Eu sei professora quem é o ser mais inteligente do mundo? É o sapo Zebú, que mora na lagoa perto do riachão!

__ E por que João, você acha que o sapo Zebú é o ser mais inteligente do mundo? Perguntou a pata Gigí.

__ Ora, porque ele sabe contar muitas histórias!

__ Não é não, o ser mais inteligente do mundo é o tucano Vavá! Disse o pintinho Kadú. Sabe por que professora? Ele é o tucano mais velho da mata! Ele diz ter muita experiência e quem tem experiência é inteligente!

Dona Gigí sorriu amavelmente e disse:

__ Kadú, a inteligência não tem nada a ver com a velhice e nem com a experiência, a velhice é alcançada quando um ser vive muito e a experiência é um ser que adquiriu conhecimentos de tudo que viveu!

Foi Ritinha, a perereca, que perguntou:

__ Professora, quem vive muito não tem experiência?

__ Ritinha, a experiência não está no tempo de vida de um ser, experiência é reter conhecimentos de vida dentro de si! Não adianta nós passarmos por uma determinada situação, se não aprendemos nada com ela. Se fosse assim você não via na política tantos idosos fazendo tantas bobagens, no entanto eles roubam, mentem, fazem humanidades inteiras sofrerem! Tem gente que atravessa uma vida inteira, 80, 90 anos vivendo em total futilidade, esses acham que a vida serve apenas para adquirir bens materiais!

Lá no fundo da classe, a formiga Mariazinha levanta a mão e diz:

__ Professora, meu pai disse que o ser mais inteligente do mundo é o rico! Porque quem tem dinheiro tem poder!

__ Mariazinha, poder só quem tem é Deus! Nós seres, temos apenas ganância, sede de vencer, mas se esse rico que você diz ganhou sua fortuna através do seu trabalho honesto, não matou, não roubou ninguém pra juntar seus bens materiais, aos olhos de Deus é válido, porém isso não faz dele o ser mais inteligente do mundo, porque o ouro que esse juntou, as traças corroem, é brilho falso!

A gatinha Kathúcia mais uma vez pergunta:

__ Professora, é o presidente do país que é o ser mais inteligente do mundo?

__ Kathúcia, meu anjo! Todo homem é dotado de inteligência, porém uns usam mais, outros menos, sendo assim não é porque esse chegou ao topo dos governantes que faz dele o homem mais inteligente! Se fosse assim muitos países não estariam em guerras, não haveria fome, nem doenças no mundo. Claro, sem sombra de dúvidas o ser mais inteligente é Deus, pois foi ele quem nos criou,criou o universo e tudo que está ao nosso redor, no entanto estamos falando do ser mais inteligente deste mundo. Então, em minha opinião o ser mais inteligente deste mundo é aquele que ama a Deus, que já aprendeu a respeitar a natureza, os animais e os seus semelhantes de igual para igual, esse com certeza carrega dentro de si uma rica bagagem espiritual!

__ Como assim, professora? Pergunta o pintinho Kadú.

__ Tem gente que se preocupa em juntar dinheiro, jóias, casas, apartamentos, carros, etc., no entanto esses são tesouros do mundo terrenos, que não vão acrescentar em nada a sua evolução espiritual, lógico que todos nós merecemos o conforto material, mas também temos de nos preocupar com o nosso irmão necessitado. Cada vez que estendemos as mãos para uma pessoa que busca ajuda, estamos enriquecendo a nossa bagagem espiritual!

__ Professora, é verdade que o homem é muito mais evoluído que os animais, por esse ter raciocínio e inteligência, portanto ele é um exemplo que devemos seguir?

__ Sim, Ritinha! Muitos homens ficaram na história por terem usado bem a sua inteligência, como por exemplo:

Thomas Edison, o inventor da lâmpada, Santos Dumont, o inventor do avião, o cientista Albert Einstein, Jesus Cristo, que veio ao mundo para ensinar ao povo o amor e o perdão, Irma Dulce, Chico Xavier, pessoas que dedicaram suas vidas ajudando ao próximo. Mas também tem aqueles que não são exemplos para ser seguidos. O homem que ainda não aprendeu a respeitar a natureza, jogando lixo nas ruas, entupindo bueiros causando uma das maiores catástrofe do mundo moderno, as enchentes. E o pior que tem gente que ainda culpa Deus por isso! E não satisfeitos o homem ainda polui rios e mares, mata os animais, destrói florestas que é o pulmão do mundo. Na minha terra esse tipo de homem é chamado de pobres diabos e vocês sabem o significado dessas palavras? Significa pessoas sem conhecimentos!

Por alguns momentos a classe ficou em silêncio!

O girino João se levanta.

__ Aonde você vai, João? Pergunta a professora.

__ Vou jogar essa folha de papel amassada no lixo, porque eu não quero ser chamado de pobre diabo!

A classe inteira caiu na gargalhada.

A pata Gigí terminou a aula com uma prece, rogando a Deus que os homens tivessem mais consciência do mal que causa a si próprio e ao próximo! Cada papelzinho de bala que esse jogar da janela do seu carro, na rodovia, por menor que seja esse lixo vai causar ao próximo uma grande tragédia em suas vidas, deixando famílias desabrigadas, mortes de animais e crianças, vidas e sonhos inteiros destruídos!



Obs.: Favor não jogar papel de balas, garrafas de água vazias, ponta de cigarros, lixos em geral, no chão.

Seja você também um homem com conhecimentos!



Dilma Lourenço Moreira


Um comentário:

  1. Que história linda, os bichinhos representaram muito bem o seu papel, será que se fosse humanos entenderiam as explicações da pata Gigi.?

    aquele abraçaooooo

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Loading...