segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma história de natal





Era véspera de natal, Giovanna e seus primos admiravam o pinheiro enfeitado e iluminado que a tia Olga tinha montado. Em volta da árvore tinha uma porção de pacotes com presentes, era um verdadeiro sonho, seus olhinhos brilhavam de contentamento

Vovó Clarinha se aproxima com uma bandeja cheia de rabanadas, as crianças estavam tão distraídas com o brilho da árvore que não perceberam a chegada de vovó Clarinha, todos estavam sentados e comportados em torno do pinheiro admirando todos os detalhes, pareciam hipnotizados diante das múltiplas luzes.

__ Olá turminha! Quem quer rabanada?

__ Olá vó Clarinha! Responde Giovanna correndo pro colo da vó com os bracinhos abertos.

Pedrinho, Lucas, Yasmin e Sandra Maria vêm logo atrás, os cinco netos fazem um longo abraço de urso na vó Clarinha. A avó emocionada deixa a bandeja com as guloseimas de lado e retribui o abraço coletivo beijando os netos com carinho. Depois todos se serviram de rabanadas se lambuzando até os últimos fios de cabelos, eles esperavam ansiosos o ano inteiro por aquelas deliciosas rabanadas, que só a vovó Clarinha sabia fazer.

Vovó Clarinha pediu para que os netos voltassem a se sentar, pois tinha uma pergunta muito importante pra fazer para eles.

As crianças voltaram a se juntar em volta da árvore de natal, sentadas no chão em círculo. Depois que todos estavam acomodados vovó Clarinha olhando nos olhinhos dos netos, perguntou.

__ E então meus netos, vocês sabem o que se comemora na noite de natal?

Pedrinho é o primeiro a responder.

__ Eu sei vó, é dia de ganhar bastantes presentes!

Lucas diz:

__ Meu pai disse que se gasta muito dinheiro nessa época!

__ E você Yasmin, sabe me dizer o que se comemora no dia de natal? Pergunta vó Clarinha para a netinha risonha. A garotinha timidamente responde.

__ É o dia que o papai Noel distribui presentes para todas as crianças!

__ Eu sei vó Clarinha o que se comemora no dia de natal.

__ Diga, Sandra Maria!

__ É o dia do aniversário de Jesus Cristo!

__ Isso! Muito bem querida! Diz a vó satisfeita com a neta.

Em seguida Giovanna pergunta.

__ Vó, se é aniversario de Jesus Cristo, então por que somos nós que recebemos os presentes?

__ Essa troca de presentes é uma forma de compartilhar o amor que Jesus nos ensinou distribuindo presentes a pessoas queridas e necessitadas, estamos fazendo o mesmo que os três reis magos. Eles eram sábios, estudiosos e acreditavam muito em Deus, eram eles Baltazar, Belchior e Gaspar. Quando souberam do nascimento de Jesus Cristo, saíram de seus países de origem, do oriente, trazendo muitos presentes para o recém chegado filho de Deus. Viajaram longas distâncias montados em camelos para conhecer o menino Jesus. Seguiram a estrela de Belém que brilhava no céu iluminando o caminho, levando os magos e os pastores até a estrebaria onde Maria tinha dado a luz. Era um menino, seu nome era Jesus, estava ele deitado sobre a palha acolhido em uma humilde manjedoura cheia de luz. Ao longe se via os três reis magos e os pastores com seus animais se aproximando, logo a frente vinha um anjo, era ele encarregado de anunciar a todos, a chegada do menino Jesus.

__ Sendo assim, vó, os três reis magos foram o papai Noel do menino Jesus? Pergunta Giovanna com os olhinhos brilhantes.

As crianças caíram em uma gostosa gargalhada.

__ Não deixa de ser, minha neta! Os presentes que os magos levaram para Jesus, com os comprimentos de muita sorte em sua missão, representa as prendas doadas com amor que hoje nós recebemos, com a simples esperança que por traz de cada gesto desse de amor, exista um menino Jesus!

Giovanna torna a perguntar.

__ Você quer dizer vó, que quando se recebe um presente na noite de natal estamos representando Jesus?

__ Sim, mas não apenas ganhar tem que doar também, porque o importante não é a prenda, o presente em si, é o gesto de amor, a solidariedade para com o próximo, amar uns aos outros como a si mesmo. Esse foi o ensinamento que o mestre Jesus tanto pregou!

Depois disso, vovó Clarinha pede que todas as crianças dessem as mãos e se juntando a elas, disse:

__ Crianças, já é meia noite, vamos todos fazer uma prece de agradecimento ao aniversariante Jesus Cristo, por tudo que ele nos ensinou. As crianças respeitosamente seguiram vovó Clarinha na oração do pai-nosso, no fim da oração, vovó Clarinha abriu os braços e finalizou:

Desejo a todos vocês, que Jesus seja o farol de suas vidas! Feliz Natal!!!





Dilma Lourenço Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger