sábado, 6 de julho de 2013

Valorize seu voto


Na última eleição um político em busca de votos para se reeleger visitou a casa de um pobre. Sentou-se no banquinho tosco, tomou água do filtro de barro, beijou as criancinhas da casa, em meio à conversa diante de tanta precariedade esse admirado perguntou ao pai de família:
__ Como o senhor consegue viver com tão pouco?
O homem trabalhador, mãos calejadas, faces cansadas, pitava o seu cigarrinho de palha, sentado de cócoras no canto do humilde casebre. Esse, pensativo vagueia com o olhar triste sobre o cômodo miserável e calmo, responde:
__ É por puro milagre, Doutor!
__ Então, por que o senhor não toma uma atitude?
O contribuinte examinando o recém-chegado, mais atenciosamente responde:
__ Agora mesmo estou tentando! O senhor entrou aqui na minha casa para pedir o meu voto, ou seja, se dou o meu voto ao senhor estou lhe passando uma procuração para que defenda os meus direitos, certo?
__ Correto! Responde o político com ar superior.
Continuou o homem entre uma baforada e outra.
__ Aqui nessa terra se paga impostos até para se respirar. Como sou bom cidadão pago corretamente o que é me cobrado, porém o retorno desse gasto passa bem longe do contribuinte, dizem que o Brasil é rico por ser um dos países que mais arrecada impostos, mas como o senhor mesmo vê essa riqueza está sendo mal dividida, a saúde é precária, a marginalidade anda junto com a impunidade, a educação deixa a desejar, os alimentos custam o olho da cara. Na verdade, os únicos que estão enriquecendo junto com esse país são os políticos, de modo que alguém está levando uma parte do bolo maior. Como o senhor vê, eu que não sou, mas apesar da minha pobreza eu deito a minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilamente, porque eu nunca lesei, nem surrupiei ninguém e o senhor, também consegue dormir tranquilo?
O político pego de surpresa, muito sem graça diante da pergunta, tossiu, limpou a garganta, mas não disse nada, calado se levantou do banquinho e nunca mais voltou na casa do pobre.
  

                          Dilma Lourenço Moreira 

Um comentário:

  1. boa postagem amiga. dá uma otima reflexão . bjs


    http://blogdalu2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger