domingo, 13 de novembro de 2011

O planeta azul está na Uti!





É isso mesmo pessoal, a notícia bombástica está em todas as redes de comunicações. TVs, rádios, jornais, internet, no entanto o povo vê, mas não olha, escuta, mas não entende e nisso o caos está se alastrando, preste ao colapso total do nosso planeta.

Apesar de não morarmos sozinho nesse globo terra, agimos como tal, ignorando tudo que se passa em nosso redor. Se a metade da população cuidasse do planeta que se vive como se fosse a sua casa, acredito que hoje respiraríamos um ar mais puro. O homem civilizado já aprendeu a não jogar lixo no chão, mas quantos casos ainda se vêem. Cidadões irresponsáveis, sendo esses pais de famílias, jogando papeis, pontas de cigarros, latas de refrigerantes das janelas do seu carro como se o mundo fosse a sua lixeira. Sinceramente, quando presencio essas atitudes errôneas do homem, me sinto envergonhada, me recuso a acreditar que ainda exista no mundo de hoje tamanha ignorância.

Antes me revoltava, xingava, brigava diante desse comportamento primitivo, no entanto esse indivíduo pouco se importava com a minha revolta, terminando se formando um clima de violência, quer dizer, eu tentava reparar um erro e eu própria criava um outro, gerando a violência. Como um erro não justifica outro erro, então resolvi mudar a minha atitude e em vez de brigar, eu ia incentivar o povo a cuidar do meio ambiente, zelar pela saúde do nosso planeta, que de catástrofe em catástrofe está agonizando, entrando em colapso preste a se perder na imensidão do universo. Comecei escrevendo frase do tipo: “Não seja o germe que polui o planeta, seja um agente contra a poluição”. “Não seja você o responsável pelos flagelos que acontecem no mundo, jogue lixo no lixo”. “Se você é um dos que jogam lixo nas ruas, rodovias e praças públicas saiba que é um dos causadores da desgraça que abate o nosso planeta”.

Mandei fazer faixas bem grande com esses dizeres, espalhando por toda cidade e rodovias. Passei a usar essas faixas também no vidro traseiro do meu carro, quando lamentavelmente flagrava um cidadão poluindo o planeta. Com sua má conduta, eu dava um toque na buzina do meu carro chamando a atenção do indivíduo pra frase escrita no vidro do automóvel. Parava o carro e lá ia eu recolher o lixo do porcalhão, que além de não ter educação, ainda não tinha noção do prejuízo que estava causando ao nosso meio ambiente. Esse, apesar de me olhar atravessado, notava que ficava sem graça por ter sido flagrado cometendo crimes contra a natureza e com isso eu também aprendi, que um gesto muitas vezes vale por mil palavras, é como meu pai diz: Se você quer mudar o mundo, comece você primeiro dando o exemplo, trate o planeta como se esse fosse uma extensão de sua casa, o que não deixa de ser, afinal você sai da sua casa, da sua cidade e até do seu país, mas continua no mesmo planeta, por mais longe que você estiver de casa.

Falo isso, porque tem gente que até tem certa higiene com sua cidade, mas quando está viajando para outro estado, outra cidade, sai barbarizando, deixando rastro de lixo por onde passa, só porque é turista, esquecendo que quem mora ali, é tão gente quanto ele.

Cuidar do nosso planeta é coisa séria, isso nos traz qualidade de vida!

Precisamos preservar as nossas florestas, os nossos rios, mares, oceanos, se não quisermos que esse lindo planeta azul desapareça no universo. O homem polui o ar que se respira, 24 horas. Ninguém deixa de sair com seus carrões porque o carburador deste está soltando muita fumaça, se está poluindo o ar! Que se dane! Enquanto este estiver podendo puxar o ar pra bombear os seus pulmões, tá bom! Agora, sabe lá que tipo de ar esse sujeito está inspirando!

Hoje em dia quantas pessoas podem abrir as torneiras de suas casas e matar a sede, sem medo que esse líquido sagrado primordial a vida esteja contaminado. O pior de tudo isso, é que o homem é um suicida consciente, ele sabe que a qualidade do ar que respiramos depende do compromisso  que esse tem de zelar pelo meio em que se vive e mesmo assim age feito um insensato poluindo o ar  em que se respira, contaminando a água que tanto precisa para sobreviver, mesmo ciente que sem água não existirá vidas, e tudo que o planeta pede ao homem é  um pouco de  cuidado,  de sua atenção, mas esse é tão irresponsável que passa a vez pro seu vizinho. Se cada um fizesse um pouquinho, teríamos uma qualidade de vida melhor. Ainda tem gente que diz que cuidar do meio ambiente é uma obrigação dos governantes, não é bem assim minha gente, a responsabilidade de respirarmos um ar puro cabe a todos nós, isso é uma questão de educação.

O homem joga água tratada, no esgoto todos os dias, escova os dentes, faz barbas com a torneira aberta, lava carros e calçadas, como se esse tivessem uma usina hidrelétrica só para ele.

Se não cuidamos da água do planeta, um dia ela pode acabar. Tudo vai depender da consciência humana.

Quem cuida, sempre tem! Quem desdenha, um dia perde!



                               Dilma Lourenço Moreira

2 comentários:

  1. Quem cuida ama, e se cuidarmos dele é sinal que amamos viver e, viver bem se possível.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi, também fiz um post parecido no meu blog, lá tem uma página, onde podemos votar, para que um projeto doido e destruidors não avançe na amazônia, visite, e vote se puder :]

    Fernando ^^

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Loading...