quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mãe! Um anjo protetor.




Mãe, palavra doce e tão singela.

Quantas emoções se escondem por trás dessas três letrinhas.

Quantas expectativas durante a gestação.

Quantas noites se perdem, imaginando o seu rostinho e a ansiedade só faz aumentar conforme esse ser tão querido vai crescendo em seu ventre. Desse momento em diante passa a contar as horas, para pegá-lo em seus braço.

Quando a bolsa se rompe, todas as emoções se juntam expandindo-se por todos os poros do seu corpo, acontecendo uma verdadeira explosão de amor.

Enfim, chega a hora de estar cara a cara com esse ser que vai fazer parte de sua vida para sempre. Você já não se pertence mais, seu corpo está modificado, não é mais uma menina, é uma mulher, mas o amor é tão grande por aquela pessoinha que tem em seus braços, tão indefeso, tão carente do teu afeto, que você esquece vaidade, amor próprio, colocando sua própria vida em segundo plano. Sua vida a ele pertence, seus pensamentos, idem.

De repente bate um medo, um pavor se apodera de sua alma, quando cai em si que aquele ser ainda tenro, frágil, aninhado em seu colo, depende somente dela para sobreviver, e sugando o alimento da vida que jorra do seio materno, que é puro amor, ele cresce forte para o mundo. Quando esse serzinho tão amado e tão querido começa a dar os primeiros passos e a pronunciar suas primeiras palavras, a mamãe fica em êxtase de felicidade.

Seu mundo, seus pensamentos giram somente em torno do filho. Mas chega um dia que esse filho cresce! O tempo passou e aquela criança que corria agarrado a sua saia, se tornou um adolescente. Então você percebe que já não é tão necessária na vida de seu filho. Esse ser querido passa a expressar suas vontades, suas opiniões, ainda assim você persiste em querer fazer o seu destino, insiste em sonhar os sonhos de seu filho, mas esse ser tem outros planos para ele, hoje é um adulto e não vê a hora de sair de perto da barra da saia da mamãe.

O filho já sabe caminhar sozinho, é responsável e aprendeu com você, entre muitas coisas, a moral e os conceitos da vida. E o filho parte deixando a mãe para trás, essa fica de coração partido, mas confiante do bom trabalho que fez, afinal com muito pesar, é preciso reconhecer que não criamos filhos para nós e sim para o mundo.

A mãe saudosa volta um olhar para o passado e sorri alegremente por não ver um vale de lágrimas e sim um jardim em flores, reconhecendo que teve suas compensações, foram muitas emoções e com lágrimas de felicidade no olhar e uma certeza no coração, que se tivesse que recomeçar faria tudo outra vez.

Apesar da preocupação por um filho nunca abandonar uma mãe, mesmo esse filho já sendo um adulto, mesmo estando longe de seus olhos, ela não desiste dele nem por um segundo, mas enfim, o filho cresceu. E ela se contenta em ficar em seu canto, rezando, pedindo pela felicidade desse ser tão amado, que pra sempre ela será o seu anjo protetor, mas pro filho ela ficou antiquada, ultrapassada, até que esses filhos se tornam pais e mães, passando também a sentir o peso da maternidade e só agora eles finalmente compreendem porque a mãe em determinado momento teve que tomar decisões drásticas, não por falta de amor, é que às vezes é preciso por em prática os ensinamentos dados sobre conceitos e morais, e essa cobrança muitas vezes é dolorido para ambos, porque essa mãe tem que ser firme, fazendo a sua autoridade valer, para que no futuro não veja o seu filho sofrer e nesse ponto muitas vezes esses anjos protetores são incompreendidos e só quando esses filhos se tornam pais e mães que esses seres queridos vão dar o verdadeiro valor a essa genitora, que tanto amor lhes dedicou.

Desejo a todas as mães, muita força e muito sucesso na educação dos seus filhos, em especial pras mães que tiveram seus filhos gerados em seus corações! Beijos!




Dilma Lourenço Moreira


Um comentário:

  1. Olá, Dilma!

    A mãe é o maior símbolo de nossa vida. A vida sem a nossa mãe é amarga e nossa faz sentir a sua falta todos os momentos em que estivermos tristes.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Meu amigos no diHITT

Powered By Blogger